bg_bienal13_headers.png

education

MEDIAÇÃO

Um Diálogo Sincero – Curso para Formação para Mediação acontece entre 12 de julho e 14 de setembro de 2022, no Centro Cultural da UFRGS – as inscrições estão encerradas. É voltado para estudantes e profissionais que queiram fazer parte da equipe de mediação do evento. Gratuito e dividido em dois módulos, contará com 25 encontros presenciais, nos quais serão apresentados e discutidos conteúdos práticos e teóricos sobre mediação em artes visuais, educação, arte contemporânea, acessibilidade cultural e cidadania.

 

Após a fase de inscrições, 200 pessoas foram pré-selecionadas. Elas participarão do primeiro módulo, composto por 11 encontros de debates amplos sobre os três grandes temas desta edição da Bienal – Trauma, Sonho e Fuga – e as ações do Projeto Educativo em desenvolvimento, além de realizarem atividades práticas preparatórias para o dia a dia da Equipe de Mediação.

 

Ao final desse módulo, a Equipe Educativa seleciona 90 titulares além de suplentes para participarem do segundo módulo da formação e, futuramente, formarem a Equipe de Mediação da 13ª Bienal do Mercosul.

 

O segundo módulo, composto por 14 encontros, apresentará conteúdos teóricos direcionados às discussões artístico-pedagógicas específicas da 13ª Bienal, além de práticas coletivas de pesquisa e visitas mediadas experimentais, realizadas junto às equipes educativas de instituições locais de artes visuais.

 

A Equipe Educativa é responsável por acolher e mediar grupos agendados pelo sistema de agendamento da Bienal em seus diferentes roteiros, além de atender públicos espontâneos em visita à mostras nos espaços expositivos que compõem o evento. Os roteiros de mediação podem, ainda, contemplar percursos e atividades específicas, como oficinas. 

Curso de Mediadores - Thiele Elissa.jpg