Tue, Nov 06 | Biblioteca do Clube do Comércio

Seminário Arte, feminismos e emancipação

Encontro para discutir a agenda do feminismo contemporâneo transgênera e intersexual, que debate a simultaneidade das opressões sociais: sexismo, racismo, homofobia, xenofobia, classismo.
A inscrição está fechada
Seminário Arte, feminismos e emancipação

Horário e local

Nov 06, 2018, 10:30 AM – 6:00 PM
Biblioteca do Clube do Comércio, R. dos Andradas, 1085 - Centro Histórico, Porto Alegre - RS, 90020-007, Brasil

Sobre o evento

O feminismo contemporâneo promove uma agenda transgênera e intersexual que debate a simultaneidade das opressões sociais: sexismo, racismo, homofobia, xenofobia, classismo. Hoje, o termo feminismo significa o mesmo que nos anos sessenta e setenta? Podemos nos referir a uma nova onda de feminismo, depois do pós-feminismo? Qual é a relação entre esses debates e o campo da arte? Como os artistas contemporâneos se posicionam diante das agendas do feminismo? Essas questões são centrais para a cultura brasileira contemporânea.

As histórias da arte foram escritas a partir de critérios exclusivos que tornaram as artistas invisíveis por razões de gênero e raça. Este seminário propõe a ativação de um espaço de conhecimento sobre agendas urgentes em torno do gênero feminino, queer, trans, não normativo, intersexual. Trata-se de desdobrar campos de conhecimento que entrecruzam poéticas, ativismos da imagem e do corpo. Se o feminismo é uma maneira de entender o mundo, um campo de conhecimento não excludente que envolve a todos nós, é indispensável expandir os processos de transformação em que estamos imersos. As sessões deste encontro estão concebidas como o desdobramento de uma agenda de temas que se discutem no campo da arte, da cultura e da lei.

Primeira sessão 10h30 -12h30  Políticas do conhecimento 

O seminário começa por abordar os discursos da lei, o ativismo trans e a história da arte escrita em primeira pessoa para analisar o lugar das mulheres e do feminino na sociedade e na cultura.

Apresentação do Seminário:

Andrea Giunta

Curadora da Bienal 12, professora e pesquisadora, Universidad de Buenos Aires / CONICET

María Berenice Días

Presidente da Comissão de Diversidade Sexual do Conselho Federal da OAB. Vice-Presidente do IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família

Gloria Crystal

Artista, foi secretária adjunto da Livre Orientação Sexual de Porto Alegre, sendo a primeira representante da comunidade LGBT a ocupar uma posição como esta no país

Roberta Barros

Artista e pesquisadora, autora de Elogio ao toque ou como falar de arte feminista à brasileira (2016)

Coordenação: Andrea Giunta

Segunda sessão 13h30-15h  Poéticas do corpo. Arte, ativismo e performance

Esta sessão lida com a política do corpo, formas de ativismo artístico e a relação entre feminismo e performance.

Alice Porto

Artista e ativista. Marcha dos Vadios, Parada Gráfica y Zines

Julha Franz 

Artista sensorial. Diretora artística de drag queens no Workroom bar, em Porto Alegre

Claudia Paim

Artista visual

Coordenação: Carmen Lucía Capra

Professora e Coordenadora da Graduação em Artes Visuais: licenciatura Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS. Líder do Grupo de Pesquisa Flume Educação e Artes Visuais (CNPq/UERGS)

Terceira sessão 15h30-17h  Reconfigurando o conceito da Arte

A história da arte brasileira e a história da arte em geral foram escritas a partir de critérios exclusivos que tornaram as artistas invisíveis por razões de gênero e raça. Esses critérios estão em processo de mudança?

Rosana Paulino

Artista, professora e pesquisadora autônoma

Coordenação: Andrea Giunta e

Igor Simões

Doutorando em Artes Visuais - História, Teoria e Crítica da Arte pela UFRGS, professor assistente na Uergs e curador

Performances de Claudia Paim e Julha Franz 17h

*Roberta Barros autografa seu livro Elogio ao toque ou como falar de arte feminista à brasileira (2016) às 18h30, na Praça de Autógrafos.

*A entrada será por ordem de chegada.  

Realização: Fundação Bienal do Mercosul 64ª Feira do Livro  

Patrocínio: CMPC Celulose Riograndense

Compartilhe este evento