bg_bienal13_headers.png

education

MATERIAL PEDAGÓGICO

Diálogos – Material pedagógico da 13ª Bienal do Mercosul

 

O Projeto Educativo da 13ª Bienal do Mercosul organiza ações que visam promover a qualificação do ensino da arte e a construção de um pensamento crítico e criativo de modo continuado. Para esta edição, nos meses que antecedem a 13ª Bienal, produziu-se o material pedagógico Diálogos, endereçado a professoras e professores da rede pública estadual e municipal, distribuído via Secretaria Educação do RS (Seduc) e Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (SMED) para trabalho em sala de aula ao longo deste ano.

 

Trata-se de um jogo composto por 40 cartas, formados por três conjuntos temáticos: Trauma, Sonho e Fuga. Cada conjunto é composto por 13 cartas que apresentam vozes e perspectivas diversas a partir desses temas + uma carta coringa. São sugeridas seis formas diferentes de jogar, quatro delas baseadas no uso dos textos das cartas a partir de estruturas, espaços e tempos de conversa e duas baseadas no uso das imagens do verso das cartas.

 

O material foge do tradicional formato de fichas de obra de arte em exposição. Em vez disso, incita-se à criação de novos sentidos, buscando esgarçar ao máximo a trama do texto, das ilustrações e de suas infindáveis conexões.
 

Foram produzidas 700 unidades do material, sendo:
 

• 102 distribuídas através da SMED para 58 Escolas da Rede Pública Municipal de Porto Alegre.
 

• 400 distribuídas pela SEDUC para 97 Escolas Estaduais de nove cidades da Região Metropolitana (Porto Alegre, São Leopoldo, Guaíba, Canoas, Alvorada, Cachoeirinha, Glorinha, Gravataí e Viamão).
 

• 39 distribuídas entre acervos e bibliotecas dos Projetos Educativos dos espaços expositivos da Bienal, Câmara de Professores e Equipe de Supervisão.
 

• 80 reservadas para distribuição entre professores de Escolas Públicas Municipais em Encontros com Educadores promovidos pelo Projeto Educativo da 13ª Bienal.
 

• 79 unidades reservadas para convidados do Projeto Educativo, patrocinadores e para o Núcleo de Documentação e Pesquisa da Fundação Bienal.
 

Para obter a versão online do material, entre em contato pelo e-mail educativo@bienalmercosul.art.br.