logo_portas_abertas.png

Instituto Caldeira is one of the main symbols of the movement for innovation and entrepreneurship in Rio Grande do Sul. Officially founded in 2019 by 40 large companies, it is located in the 4th District of Porto Alegre, in the facility where, in the 1920s, the old manufacturing industry of the AJ Renner group.
The goal is to house 60 operations by May 2021, between large corporations, startups and initiatives related to the new economy, connecting agents from the private sector, universities and public authorities.


The space of 22 thousand square meters, through which 1.3 thousand people should circulate in the coming years, is already a meeting point for anyone who is passionate about the idea of a more competitive and innovative Rio Grande do Sul.


Read more about Instituto Caldeira: https://institutocaldeira.org.br

Confira as galerias e espaços de artes participantes:

 

Andaime

Endereço: Travessa dos Cataventos, 100 - Casa de Cultura Mario Quintana – Porto Alegre - RS

Contato: andaimepoa@gmail.com 

Instagram: @andaimepoa

 

A loja Andaime abre suas portas oficialmente neste mês de setembro, localizada em uma das instituições culturais de grande prestígio do país, a Casa de Cultura Mario Quintana, no Centro Histórico de Porto Alegre. Trata-se de inédito espaço comercial exclusivamente dedicado a unir a colaboração entre artistas visuais, coletivos e marcas locais em projetos de arte aplicada, indumentária, design, valorização de produtos gastronômicos regionais e de inclusão e atenção a todxs os públicxs. 

 

A partir da sua inauguração, em 21 de setembro,apresentam os trabalhos de novas/os artistas que estarão conosco, em um diálogo direto com a Bienal. Somam-se aos nomes que já fazem parte desde as nossas pré-aberturas, intituladas Tapumes, as/os artistas: Romy Pocztaruk, com trabalhos relacionados à série “Bombrasil”; Rochele Zandavalli, apresentando peças originais das suas pesquisas no cruzamento entre fotografia, memória e a técnica do bordado; Fabio Del Re, com fotografia impressa especificamente para nossa abertura oficial e em diálogo com a linguagem pictórica de Morandi; Rodrigo Marroni, fotógrafo e gravurista que traz inúmeras imagens em prints e originais de paisagens de Porto Alegre e outras cidades do mundo; Mari Froner, arquiteta e ilustradora que transpôs para postais exclusivos desenhos de prédios e monumentos históricos da capital gaúcha; Guti, ilustradora e quadrinista que tem suas criações já aplicadas em diferentes técnicas em produtos da loja, sobretudo nossas ecobags; Alexandre Raupp, fotógrafo que traz ao espaço suas matizes de prismas de cores na apreensão do céu e das nuvens em distintos horários; e Lorenzo Muratório, ceramista que assina peças de design entre candelabros e objetos de decoração cujas formas se assemelham a seres marinhos. 

 

Atelier André Venzon 

Endereço: Rua Leopoldo Froes, 126 - Floresta - Porto Alegre - RS

Contato: atelierandrevenzon@gmail.com 

Redes Sociais: 

@andrevenzonatelier

www.facebook.com/andrevenzonatelier 

 

Exposição: 

 

“Este é o meu lugar”

 

Além de integrar o Distrito Criativo constituído por artistas e empreendedores em Porto Alegre, o Atelier André Venzon, desde 1996, está localizado no coração do 4º Distrito. Região em processo de transformação, que integra a pesquisa visual do artista com tapumes na paisagem urbana, de elemento arquitetônico a significante de operações poéticas. Entre fotografias, montagens de objetos e caixas, trama-se um pensamento artístico que interroga a concepção de território, limites e marcos, referências e lugares. A exposição “Este este é o meu lugar” apresenta um conjunto representativo de trabalhos de André Venzon e de outros artistas pertencentes ao acervo do atelier.

 

Calafia Art Store

Endereço: Rua Couto de Magalhães, 439 - São João - Porto Alegre - RS

Aberto de segunda a sexta, das 10h30 às 17h30. Sábado, das 11h às 16h.

Contato: maria.luiza@calafia.com.br

Site: www.calafia.com.br

Redes Sociais: www.instagram.com/calafiaartstore/

 

Exposições: 

15/9 a 25/9 - Bruno Tamboreno (sala expositiva, andar superior)

1º/10 a 30/10 - Mitti Mendonça (sala expositiva, andar superior)

5/11 a 20/11 - Gus Bozzetti (sala expositiva, andar superior)

15/09 a 20/11 - Exposição do acervo no andar térreo

 

Casa Amarela

Endereço: Rua José Gertum, 671 - Chácara das Pedras - Porto Alegre - RS

Contato: jacksnilda@gmail.com 

Instagram: @casaamarelapoa 

 

Exposição:

1º a 15/9: “Panos da Vida” I Artistas do atelier livre da prefeitura | Curadoria: Daisy Viola

20/9 a 4/10: Judith Plentz I Curadoria: Bethânia Gonçalves

6/10 a 20/10: Magda do Canto | Curadoria: Bethânia Gonçalves

22/10 a 31/10:  “En (in) comum”

8/11 a 2/12: Elias Monteiro - cartuns e ilustrações

 

Casa Morada

Endereço: Barão de Santo Ângelo, 384 - Porto Alegre - RS

Contato: casamoradapoa@gmail.com 

Redes Sociais: @casamorada_poa 

 

Exposição: 

 

Artista Gisele Sperbg, com a exposição " O outro impregnado de nós - Retratos", até dia 28/9. 

 

"Retratos de si, do outro, de nós. É possível estarmos contidos nas cores que parecem pulsar diante de nós? O olhar olhando de dentro parece exercer uma magia, íntima ao olhar olhando de fora, como se uma alma tivesse. Seria a alma do retratado ou a alma do artista, ou ainda, seria a alma do observador que reflete no quadro?".  

 

Artista Jane Debhone e Álvaro de Quadros, de 6/10 a 10/11. Trazem à galeria a temática do onírico e do sensível. 

 

CHC Santa Casa 

Endereço: Av. Independência, 75 – Independência - Porto Alegre - RS

Segunda a sábado, das 8h às 18h

Contato: denise.viana@santacasa.org.br 

Site: https://www.chcsantacasa.org.br 

Redes Sociais: @chcsantacasa       

https://pt-br.facebook.com/CHCSantaCasa/ 

 

Exposição:

 

1º/9 a 30/9: “Porto Alegre em Imagens - 250º Aniversário”

 

O livro Porto Alegre em Imagens – 250º Aniversário, que originou a exposição, é uma realização do Foto Clube Porto-Alegrense em parceria com a Unicred Porto Alegre. 

A obra, de 178 páginas, apresenta o olhar diferenciado de 70 fotógrafos gaúchos sobre a cidade e seu cotidiano, como Ana Fernanda Tarrago, Douglas Fischer, Eduardo Grazia, Gutemberg Ostemberg e William K. Clavijo. A exposição vem itinerando por diversos espaços e chega ao CHC para permanecer durante todo o mês de setembro, na sala Múltiplos II. 

 

18/8 a 2/10: “Capelas & Ermidas - Arquitetura no espaço, vestígios no tempo”

Selecionado no Edital de Ocupação do CHC Santa Casa 

 

O projeto "Capelas & Ermidas - Arquitetura no espaço, vestígios no tempo", idealizado pelo fotógrafo André Antunes e pelo artista gráfico Zé Marcos Guimarães, apresenta 147 capelas e ermidas construídas pela colonização italiana, parte importante da identidade do Rio Grande do Sul. O registro nas fotografias contribui com a arte e a memória regional brasileira. Na sala Múltiplos II.

 

“Tempo suspenso entre a pandemia e o caos”

Selecionado no Edital de Ocupação do CHC Santa Casa 

 

A exposição reúne duas séries de fotografias de Sandra Gonçalves, carioca, doutora em Comunicação pela UFRJ, e que leciona e pesquisa na FABICO/UFRGS desde 2005.

Produzida durante a pandemia da Covid-19, a exposição reflete sobre o isolamento derivado da fragilidade dos corpos. As janelas tornam-se o acesso ao mundo. Uma das séries, "Caos", trata da fragilidade do corpo e da perda da mobilidade. "Pandemia" trabalha, a partir de fotos e de imagens de raio-x do acervo pessoal da artista, e reflete sobre as condições impostas ao frágil ser humano pela presença do vírus. 

 

Coletivo Studio Jardim

Endereço: Av. Nova York, 506 – Auxiliadora – Porto Alegre - RS

Contato: marciasousarosamsr@gmail.com 

Site: https://coletivostudiojardim.com 

Alguns links: 

https://www.instagram.com/reel/CiQuayXOajZ/?igshid=MDJmNzVkMjY 

https://www.instagram.com/reel/CiQuayXOajZ/?igshid=MDJmNzVkMjY= 

https://www.jornalja.com.br/cultura/acqua-mostra-as-multiplas-vertentes-da-tecnica-de-aquarela-de-33-artistas-gauchos/ 

https://www.youtube.com/c/ColetivoStudioJardim?app=desktop 

 

Exposição: 

 

“Acqua”

 

A exposição apresenta o trabalho de 33 aquarelistas do Rio Grande do Sul. Segundo o curador e arquiteto Anaurelino Barros Neto, pretende apresentar, através da exposição, a produção de grupos de aquarelistas e artistas independentes, mostrando as múltiplas vertentes da técnica de aquarela no Estado do RS, desde as linguagens mais tradicionais até as abordagens mais contemporâneas e abstratas.

 

Espaço Força e Luz

Endereço: Rua dos Andradas, 1223 - Centro Histórico - Porto Alegre - RS

Contato: contato@eflcultural.org.br 

Site: https://www.eflcultural.org.br/ 

Instagram: https://www.instagram.com/eflcultural/ 

Facebook: https://www.facebook.com/eflcultural 

 

Exposição: 

 

"Desaprumos", de Henrique Pasqual 

 

Período: 21/9 a 29/10

 

Em "Desaprumos" são apresentadas uma série de instalações e gravuras que se desdobram no espaço a partir de ferramentas e materiais da construção civil, que convidam e dialogam com elementos do ambiente escolar e cotidiano, propondo tencionar as percepções através de seus contrastes. Estes são produzidos por meio da relação entre os materiais e técnicas utilizados em suas feituras, na tensão entre pesos e formas, vazios e complementações. A montagem propõe algumas intervenções no espaço físico, as quais atuam como dínamos na produção de antíteses, trabalhando para a criação deste ambiente paradoxal que conduz o olhar durante a mostra.​

 

Henrique Santos (1991) é um artista negro nascido e criado na periferia de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. É a partir deste local que partem as vivências que aborda, o olhar que aponta seu curso, trazendo à tona o contraste de uma pesquisa estética e conceitual, calcada no exercício da contradição, e de onde derivam as poéticas​ expostas na produção. Em 2015, recebeu a menção honrosa no 5º Prêmio IBEMA Gravura e atuou na produção e organização da Parada Gráfica, a segunda maior feira de artes gráficas do Brasil, que tinha seu território firmado no Museu do Trabalho de 2014 a 2017.

 

Instituto Zoravia Bettiol / Zoravia Bettiol

Endereço: Rua Paradiso Biacchi, 109 – Ipanema – Porto Alegre - RS

Contato: institutozoraviabettiol@gmail.com 

Instagram: https://www.instagram.com/institutozoraviabettiol/ 

 

Exposição:

 

“Águas do Guaíba”

 

A intervenção urbana “Águas do Guaíba” trata-se de uma instalação no jardim da atual sede do Instituto Zoravia Bettiol, que será confeccionada de forma coletiva, por integrantes do Instituto e da Associação Riograndense de Artistas de Artes Plásticas Francisco Lisboa (Ass. Chico Lisboa). Trinta e quatro artistas participarão, sendo que cada um irá confeccionar duas bandeirolas em lona, e o total das bandeirolas compõe a intervenção. A reconhecida artista Zoravia Bettiol vai ministrar workshop para a execução das bandeirolas e para complementar a instalação. Com texto da atriz e escritora Nora Prado, a obra tem como objetivo a conscientização do grande público e, principalmente, dos jovens sobre a importância da água como elemento fundamental da vida em nosso planeta. 

 

Galart - Galeria de Arte

Endereço: Av. Cel. Lucas de Oliveira, 132 - Petrópolis - Porto Alegre - RS

Contato: galart.galeriadearte@hotmail.com 

Site: www.galart.com.br

Instagram: @galartpoa 

Facebook: /galartpoa

 

Exposição:

Até 17/9: Pedro Weingärtner, “Nosso Contemporâneo"

Uma exposição é fundamental para quem quiser conferir aspectos até então inéditos de um dos mais importantes artistas da história do Rio Grande do Sul.

 

"O Feminino e o Sagrado", de Arminda Lopes

Vernissage: 24/9, das 11h às 16h | Visitação: 26/9 a 17/9

"O encontro com nossas sombras e vazios, a conscientização de nossa verdadeira essência é o reflexo dos nossos atos e do que criamos. A busca do equilíbrio entre Yin e Yang nos proporciona estar em comunhão com o outro e abertos à experiência do Divino”, declara Arminda Lopes.

 

Galeria Alice Floriano

Endereço: Rua Félix da Cunha, 1181 – Moinhos de Vento - Porto Alegre - RS

Contato: galeriaalicefloriano@gmail.com 

Site: www.alicefloriano.com

Redes Sociais:@galeria_alicefloriano 

 

Exposição: 

 

“Um estranho delírio”

 

Abertura: 15 /10, sábado, das 11h às 19h

Visitação: 18/10 a 20/11, de terça a sábado, das 10h às 19h

 

Alice Floriano, com suas peças construídas de sincretismos materiais, estéticos e mnemônicos, vem evocar o caráter amulético da joalheria. Jimena Rios, com seus escapulários que nos tocam, afagam e confortam, sussurra que não estamos sozinhos. Romy Pocztaruk, com seus desenhos de gestos incisivos, formas vigorosas e cores intensas, faz irromper uma mirífica energia. Em diálogo, as obras das três artistas oferecem um ambiente de surpresa e sonho, um estranho delírio.

 

Galeria Bolsa de Arte 

Endereço: Rua Visconde do Rio Branco, 365 - Porto Alegre - RS

Rua Mourato Coelho, 790 - Pinheiros - São Paulo - SP

Contato: egon@bolsadearte.com.br / saopaulo@bolsadearte.com.br 

Site: www.bolsadearte.com.br

Redes Sociais: @galeriabolsadearte

 

Exposições: 

De 20/9 a 8/10, em Porto Alegre: Romy Pocztaruk, Panorama Zero

De 22/10 a 23/12, em Porto Alegre: Elida Tessler, Palavrar

De 2/10 a 26/11, em São Paulo: Carlos Pasquetti, Uma Dúzia de Desenhos

 

Galeria Clima Porto Alegre

Endereço: Av. Diário de Notícias, 400/1107 - Torre Diamond - Cristal - Porto Alegre - RS

Horário de visitação: de terça a sábado, das 13h às 19h

Contato: olga@clima.com.br 

Site: www.galeriaclimapoa.com.br 

Redes Sociais: @galeriaclima_poa 

 

Exposição: 

 

“I Paralelas | Portas para a Arte” 

 

Período: 16/9 a 20/11 

 

É com grande satisfação que a Galeria Clima apresenta em Porto Alegre a exposição

| Paralelas | Portas para a Arte. Composta por 20 obras de 14 artistas, a exposição apresenta a contemporaneidade como um novo olhar ao tradicional, permitindo novos conceitos e ideias. Esta visão está em nosso DNA e se concretiza na seleção dos artistas por nós representados. Atualmente, figuram no nosso portfólio grandes nomes da arte contemporânea brasileira, já com carreiras consolidadas e também jovens artistas que se destacam no universo da arte. A seleção de obras apresentadas durante a exposição | Paralelas | Portas para a Arte tem como direcionadores a coerência com os preceitos da arte contemporânea de vanguarda e também oferece a possibilidade de mostrar que obras de arte vão além do caráter decorativo.

 

Artistas em exposição durante o período da exposição | Paralelas | Portas para a Arte:

Amália Giacometi, Armarinhos Teixeira, Claudio Cretti, Edith Derdyk, Eduardo Coimbra, Eduardo Sued, Hilal Sami Hilal, José Bechara, José Rufino, José Spaniol, Lia Mena Barreto, Mai-Britt Wolthers, Marcelo Solá, Nazareno.

 

Galeria de Arte Mamute

Endereço: Rua Caldas Júnior, 375 - Centro Histórico - Porto Alegre - RS 

Contato: contato@galeriamamute.com.br 

Site: https://www.galeriamamute.com.br 

Instagram: https://www.instagram.com/galeriamamute 

Facebook: https://www.facebook.com/GaleriaMamute 

LikedIn: Galeria de Arte Mamute

 

Exposições: 

 

“Anima e Furor” 

 

Abertura: 13/9, às 19h

Visitação: 14/9 a 29/10, das 14h às 17h

 

Artistas: Bruno Borne, Elias Maroso, Ío, Karola Braga

Curador: Henrique Menezes

Reunindo cinco artistas presentes na Bienal do Mercosul de 2022, a exposição Anima e Furor multiplica as oportunidades de encontro do público com a produção de nomes em ascensão na arte nacional. Com curadoria de Henrique Menezes, a mostra traz obras recentes de Bruno Borne, Elias Maroso, Karola Braga e o duo Ío (Laura Cattani e Munir Klamt). Com origem no Latim, a palavra “anima” remete à imagem de sopro, ar ou brisa, assumindo ao longo do tempo os conceitos de princípio vital, alma. “Furor”, por sua vez, partilha da mesma etimologia latina e evoca estados de grande excitação, delírio e inspiração.


 

“Desenhos de céu e terra”

 

Abertura: 21/9, às 19h 

Visitação: até 1º/10

 

Artistas: Anna Moraes e Edson Macalini

A proposta da exposição é de apresentar produções artísticas que envolvem questões do desenho e o definem como linguagem arqueológica e arcaica, contemporânea e projetiva de um futuro porvir. Os artistas propõem a experiência do desenho na qualidade de arqueológico e tecnológico ao mesmo tempo, através da dimensão espacial do céu e da terra, nas quais se inserem suas criações artísticas e pesquisas.

Local: Centro Integrado de Cultura - Sala Lindolf Bell 1 – Florianópolis – SC 


 

“A forma na ausência - origem e processo”

 

Aberturas: 18/9 e 25/9,  das 11h às 14h

 

A exposição “A forma na ausência - origem e processo” apresenta o processo de criação e produção de obras desenvolvidas pelo artista Wagner Costa, a partir dos estudos na Academia de Arte de Florença (Itália), com aprimoramento no Atelier de Gravura da Fundação Iberê Camargo, na qual questões do corpo, ou o que nos define enquanto corpo nos espaços vazios, configuram seu objeto de investigação em Arte.  

A mostra reúne um conjunto de gravuras, videoarte, videoprojeções, com momentos abertos à interação do visitante, de forma a possibilitar a vivência do processo de criação,  conhecimentos da prática e da teoria filosófica que inspiram e embasam a pesquisa em arte. 

Local: Alameda Coelho Neto, 20 - Boa Vista - Porto Alegre – RS

 

Galeria ECARTA

Endereço: Av. João Pessoa, 943 - Farroupilha - Porto Alegre - RS 

Contato: beti@fundacaoecarta.org.br 

Site: www.ecarta.org.br  

Redes Sociais: @fundacaoecarta

https://pt-br.facebook.com/galeriaecarta 

 

Exposição: 

 

A partir de 10/9

 

“Yvy Nhande Mba'e - A Terra é Nossa", exposição individual do artista Xadalu Tupã Jekupé, que apresenta um conjunto de trabalhos em técnicas mistas focado na pesquisa da arte indígena contemporânea no RS, com curadoria de Sandra Benites, a primeira mulher indígena a ocupar espaço em um museu de arte no Brasil.

Curadoria de Sandra Benites.

 

“Pinturas para um mundo desconhecido”, artista Pedro EMCB

Curadoria de André Venzon.

 

Visitação até 23/10, de terça a domingo, das 10h às 18h, inclusive feriados.

 

Galeria Gestual 

Endereço: Av. Cel. Lucas de Oliveira, 21 - Porto Alegre - RS

Contato: contato@gestual.com.br 

Site: www.gestual.com.br   

#galeriagestual  linktr.ee/gestual 

 

Exposição:

 

“Um panorama da arte gaúcha dos anos 80/90/00/01”

 

Galeria .ISTA

Endereço: Rua São Salvador, 461 - Santa Maria Goretti - Porto Alegre - RS

Contato: galeria.ista@gmail.com 

Redes Sociais:

@galeria.ista

@fabdefabio

 

Exposição: 

 

“Borra”, de Eduardo Motta

 

Evento de abertura: dia 17/9, às 20h

Período: 17/9 a 30/10

Visitação: de quarta a domingo, das 12h às 18h.


 

Na mostra “Borra”, que tem o subtítulo “produção, circulação e falha”, Motta apresenta obras recentes explorando interferências sobre fotografias, pinturas e vídeos, além de uma instalação com seis toneladas de resíduos industriais que dá nome à exposição.*

 

Os sistemas de produção de imagens, de sentidos e de objetos, incluindo os do sistema da arte, estão no centro da pesquisa do artista, particularmente no que diz respeito aos atravessamentos que desarranjam a racionalidade produtiva desses sistemas, seja nos seus fundamentos, nos seus processos ou resultados.

 

Motta interfere em fotografias e vídeos free licence traçando uma rota de acidentes e deslocamentos que acometem as imagens e seus significados na contemporaneidade. A matéria imprevista — borra que escapa ao controle produtivo —, o vazio dos ritos corporativos e o próprio fazer artístico também são tratados pelo artista, ora como

expressões de abundância e excesso, ora de dispêndio e inutilidade, configurando cenários que sugerem fins de mundo e atentam contra a ideia de estabilidade.

 

*O material utilizado na instalação Borra foi gentilmente cedido pela Altero Metais. É um material certificado, não tóxico, que a empresa beneficia e encaminha para reúso como parte das suas ações de sustentabilidade.


 

Galeria Pinacoteca Barão de Santo Ângelo

Endereço: Rua Senhor dos Passos, 248, 2º andar - Centro Histórico – Porto Alegre - RS 

Contato: iapin@ufrgs.br 

Redes Sociais: https://www.ufrgs.br/galeriabaraodesantoangelo/ 

 

Exposição: 

 

“Às margens do desenho”

 

A exposição “Às margens do desenho” écomposta por trabalhos que fazem parte de uma investigação sobre rastros, resíduos e marcas do processo de criação e envolve questões processuais e conceituais de trabalhos que abrangem o período de 2016 a 2022. A partir de desenhos de grandes dimensões, que decorrem da observação de elementos de uma natureza que brota espontaneamente nas fissuras da cidade, constituída pela vegetação periférica, muitas vezes considerada como ervas daninhas, a artistas vêm desenvolvendo desenhos em grandes dimensões, nos quais trabalha tendo o registro fotográfico como referencial inicial para a produção artística.  

 

Galeria StudioC

Contato:olgapfeifer@terra.com.br 

Site: www.galeriastudioc.com.br  

Redes Sociais: @galeria_studioc 

 

Exposição:

 

2/9 a 14/10: 

 

“Ainda Ontem: Melodias ao vento” | Curadoria Ângela Berlinde

 

A mostra apresenta fases marcantes na fotografia de Fernanda Chemale. Os trabalhos exibidos na Galeria de Arte DMAE dialogam harmoniosa e inquietantemente com o espaço, reunindo séries inéditas e trabalhos icônicos na trajetória da artista. Fernanda pertence a uma geração que afirma a fotografia como expressão artística sendo uma das representantes femininas na fotografia brasileira. Capta o estético, o sensível, o perceptível, o admirável e vai além: através de seu olhar, nos revela o invisível, por vezes de uma ousadia alucinante, mas também um convite à meditação. 

 

Esta retrospectiva está dividida nas seguintes fases representativas do seu trabalho:  

O Rock em 4 tempos: Rock Luz Velocidade (1991), Lory Flash (1996), Tempo de rock e luz (2004) e Retratos Clássicos do Rock Gaúcho (2012); Face (2003), ElefanteCidadeSerpente (1991-2008), A Rua Suspensa (2008-2013), Espaço de Conflito (2011), Desordem (2015), Rastros d’Eus (2017). Haverá também o livro de artista Capa Preta (2017), a série Diário de Memórias e o Objeto de Memória (2020) e a série inédita Entre Perspectivas (2022). 

 

Horário de Visitação: das 8h às 17h30, de segunda a sexta-feira

Local: Galeria de Arte DMAE | Hidráulica Moinhos de Vento - Rua 24 de Outubro, 200 - Porto Alegre - RS  

 

Genuinaobra

Endereço: Visconde do Rio Branco, 233, Loja 1 – Floresta - Porto Alegre - RS

Contato: genuinaobra@gmail.com 

Site: www.genuinaobra.com

Redes Sociais: @genuinaobra

 

Exposição:

 

“Quando os gestos me abandonam”

 

Abertura: 24/9, das 10h às 15h

Visitação agendada até 28/10

WhatsApp: 51 99542.4114

DM @genuinaobra 

 

Curadoria de Nicolas Beidack, produção de novos artistas representados: 

 

Alex Mattos

Bruno Tamboreno

Gustavo Assarian

Leonardo Lopes

Lurdi Blauth

Mariana Riera

 

Reunindo os artistas Alex Mattos, Bruno Tamboreno, Gustavo Assarian, Leonardo Lopes, Lurdi Blauth e Mariana Riera, que se relacionam ao longo de sua trajetória com os aspectos técnicos do desenho, o projeto curatorial desenvolvido estabelece um olhar sobre a profundidade do gesto na elaboração de uma imagem pessoal sobre o mundo, seja na sua condição íntima, subjetiva e inegociável – por ser interna, pessoal e até mesmo identitária –, ou na sua manifestação singela das ditas banalidades do cotidiano, das ruas, do que é ambientável e que, ainda assim, almeja o encontro com os olhares atentos pela sua sutileza ao existir.

 

Gravura Galeria de Arte 

 

Endereço: Rua Corte Real, 647 - Petrópolis - Porto Alegre - RS

Contato: gravura@gravuragaleria.com.br 

Site: www.gravuragaleria.com.br 

Instagram: @gravuragaleria 

Facebook: Gravura Galeria de Arte

 

Exposição:

 

“Bonecas Sobreviventes”, de Bernardete Conte.

 

De 1º/9 a 1º/10

De segunda a sexta das 9h30 às 18h30

Sábados: das 9h30 às 13h30

 

Nos Museus do Holocausto que a artista visitou, em diversos países, encontrou algumas bonecas. Ali vemos muitos tipos de objeto que pertenceram às vítimas do holocausto, o que, por si, já causa imensa emoção. “As bonecas causaram-me um forte impacto. Talvez porque eu fui uma menina que gostava muito de bonecas. Foram minhas companheiras de infância para quem eu fazia roupas, agasalhava, penteava como se fossem pessoas. Foi pelo reconhecimento dos meus sentimentos infantis em relação às bonecas, que percebi que, se as bonecas estavam ali, nos museus ou memoriais do holocausto, significa que elas acompanharam as suas donas depois que elas foram retiradas de suas casas. Senão, elas teriam se perdido junto aos outros utensílios e objetos das casas”, declara Bernardete.


 

A partir de 8/10

 

Sala Negra: Miniarte

Sala Branca: Clara Pechansky Relatos, retalhos e profecias com texto de Cíntia Moscovich.

Temos ainda uma pequena exposição da mesma artista no Piso Dois.

 

MODOO GALERIA

Endereço: Rua Silveiro, 1111 - Menino Deus - Porto Alegre - RS

Contato: paulabohrer@gmail.com 

Redes Sociais:

@modoo.galeria 

@paulabohrer 

 

Exposição:

 

“Terra, Água, Ar”

 

Abertura para convidados: 11/10

Visitação: a partir de 13/10, em horário comercial

 

Exposição coletiva com trabalhos das artistas Márcia Braga, Roseli Jahn, Claudia Hamerski e Magna Sperb e curadoria de Paula Bohrer. A Modoo Galeria é nômade e ocupará o Espaço Sopra, na Rua Silveiro, 1111. 

 

Museu do Trabalho

Endereço: Rua dos Andradas, 230 - Centro Histórico - Porto Alegre - RS

Contato: (51) 3227.5196

 

Exposição: 

 

“Você Trabalha ou Só Pinta?” - Cartuns em pinturas de Paulo Ito

 

Abertura: 21/9, às 18h30

Visitação: de terça a sábado, das 13h30 às 18h30 (até 23/10)

Domingos e feriados, das 14h às 18h30

 

Apoio: Bebê Baumgarten / Instituto Goethe Porto Alegre

Realização: Museu do Trabalho 

 

Mais informações:

www.museudotrabalho.org 

https://www.instagram.com/museudotrabalho/ 

 www.pauloito.com.br 

https://www.instagram.com/paulo_ito/ 

 

Nieto Atelier e Galeria

Endereço: Av. Cel. Lucas de Oliveira, 432 - Mont’Serrat - Porto Alegre - RS

Contato: carina@nieto.art.br 

Site: www.nieto.art.br  

Redes Sociais: @nietoatelieregaleria 

 

Exposições:

Setembro: Elvira Forttuna e Mylene Rizzo

Outubro: Stella Da Poian 

Novembro: Paulo Thume

 

Ocre Galeria

Endereço: Rua Demétrio Ribeiro, 535 - Centro Histórico – Porto Alegre - RS 

Contato: contato@ocregaleria.com.br 

Site: www.ocregaleria.com.br

Instagram: Ocre Galeria

Facebook: Ocre Galeria

 

Exposição:

 

20/8 a 1º/10: Patricio Farías | Exposição "Reticulados & Mitológicos” (desenhos e esculturas)

8/10 a 29/10: Thais Ueda | Exposição de desenhos

5/11 a 26/11: Marta Penter, Amelia Brandelli, Olivia Girardello, Mariana Riera, Claudia Hamersky - Coletiva de desenhos | Nara Amelia - Exposição individual (2º piso)

 

Somos Atelier Imobiliário

Endereço: Rua Riachuelo, 1100 - Centro Histórico - Porto Alegre - RS

Contato: anderson@somoslares.com.br 

Redes Sociais: 

@somoslares

@anderson_coelho 

@lateralgaleria

 

Exposição:

 

"Um Olhar pro Sul"

 

Abertura: 16/9, das 11h às 17h

 

A exposição coletiva tem o Sul como objeto de expressão e reflexão. São 11 artistas brasileiros, que apresentam seus trabalhos e pesquisas através de escultura, pintura, fotografia, entre outros. Ao realizar essa exposição em Porto Alegre, região sul do Brasil, propomos um olhar para o Sul, não apenas do Brasil, mas o Sul do globo terrestre, tendo-o como referência, a fim de questionar a expressão “ter um norte”, fortemente usada para apontar quando temos uma direção na vida e que coloca o Norte como referência e modelo. Se não ter um Norte é estar perdido, nos encontraremos buscando o Sul.

 

Sala de Exposições do Theatro São Pedro

Endereço: Praça Marechal Deodoro, s/nº - Centro Histórico - Porto Alegre - RS

Contato: arpsantos@yahoo.com.br 

Site: https://teatrosaopedro.rs.gov.br 

 

Exposição:

 

“O Tempo na Pele”

 

A Sala de Exposições do Theatro São Pedro apresenta a exposição “O Tempo na Pele”, de 1º a 25 de setembro (de terça a domingo, a partir das 16h - até o início dos espetáculos), uma mostra de trabalhos recentes do porto-alegrense André Santos. O artista - que atua há mais de 30 anos nas artes visuais -, nos últimos cinco tem incorporado em sua poética diferentes materiais, além da tinta, para se expressar. Nesta oportunidade, traz couros variados, resíduos de indústrias gaúchas.

 

Das conhecidas telas abstratas em cores vibrantes, sobretudo o vermelho e o dourado, às decupagens e stencils com grafite, desde 2019 vem surpreendendo em seus feitos pictóricos, a partir de experimentações com materiais que vão de pigmentos puros, papéis variados, pedras preciosas e metais ao uso de couros. 

 

Através dessas peles, que fizeram parte da vida de animais, André interage criando cenários de absoluta organicidade e constantes transformações. Num sentido inverso à vida, essas peles/couros passaram por tratamentos químicos adquirindo outras características que se somam às originais. Para o artista, “O tempo agiu nessas peles de forma natural e não natural e a diversidade de cores, formas e texturas é ampla. Isto se reflete nestas composições em que os couros se juntam à tinta e a outros materiais e se materializam, num universo imaginário onde o tempo passa e tudo se transforma”.

 

V744atelier

Endereço: Rua Visconde do Rio Branco, 744  - Porto Alegre - RS

Contato: vilmasonaglio@yahoo.com 

Instagram: @v744atelier

 

Exposição:

 

“Tripadeiras”, de Téti Waldraff 

 

A exposição Tripadeiras apresenta desenhos a partir de anotações visuais/fotográficas e verbais feitas nos jardins da casa de Téti Waldraff, nos dois últimos anos de 2021/2022. Segundo a artista, a proposta é convidar o espectador a olhar e então ver fragmentos capturados e reinventados envolvendo a magia e a exuberância de folhas, flores, cipós e trepadeiras floridas, ou não, com suas cores nas diferentes estações do ano. “São configurações no plano bidimensional, ou seja, desenho no papel e desenho no espaço tridimensional com linhas feitas de diversos tecidos, como lycra, cetim e malhas, tendo como base estrutural o fio de eletricidade”, explica. Tripadeiras, uma palavra inventada por Waldraff, contém e apresenta a mistura de tripas e trepadeiras, floridas ou não. 

 

Zigwall Gallery 

Endereço: Rua Dinarte Ribeiro, 131 - Porto Alegre - RS

Contato: apecci1102@gmail.com 

Redes Sociais: @zigwallgallery

 

Exposição: 

 

“Onírico”

 

De 16/09 a 20/11

Todos os dias das 12h às 15h e das 18h30 às 22h, ou com hora marcada.

 

O mundo externo nos afeta. 

No interno vivem os afetos.

 

Onírico é a exposição de Zigwall Gallery, que abre o espaço para os sonhos e seus simbolismos como forma de impressão dos sentimentos. 

 

Estamos vivendo um período de alta intensidade. Os efeitos do mundo que nos cerca podem ser sentidos na forma que atravessamos esse ciclo. Fugir, sonhar, fechar ou abrir as portas do nosso interior. 

 

A arte como forma de imaginar o mundo e dar vazão aos nossos afetos mais profundos.